Telefone

(11) 2876 1376

WhatsApp

(11) 98415 9249

Endereço

Rua Tijuco Preto, 1324
Tatuapé – São Paulo/SP

28/06/2019 – Dia Internacional do Orgulho LGBT

Dia Internacional do Orgulho LGBT
Por: Fernando Baptista

No dia 28 de Junho é comemorado o dia internacional do orgulho LGBT.
Para entender um pouco melhor sobre a importância dessa data, é necessária antes a definição de alguns termos. Você sabe o significado da sigla LGBT?

L de lésbicas, G de gays, B de bissexuais e T de transgêneros. E embora já existam grupos utilizando 13 letras para compor a sigla do movimento, a sigla mais comum é a LGBT.

E você sabe qual a diferença entre Orientação Sexual e Identidade de Gênero? A orientação sexual tem a ver com o desejo, para onde é orientado o desejo da pessoa, com quem ela deseja se relacionar, com quem deseja estar, quem deseja amar. São pessoas homossexuais (sentem desejo por pessoas do mesmo gênero), heterossexuais (sentem desejo por pessoas do gênero oposto), os bissexuais (sentem desejo por ambos os gêneros) e tem também aquelas pessoas que não sentem desejo sexual, que são os assexuais. Já a identidade de gênero tem a ver com o que a pessoa é, com sua identidade, com qual dos dois gêneros ela se identifica, e até mesmo se ela não se identifica com nenhum dos dois ou com os dois. São as pessoas transgêneros: transexuais, travestis, drag queens, cis gênero, agênero, dentre outros. São diversos os termos que tentam definir as orientações sexuais e as identidades de gênero, porém, o mais importante não é o termo utilizado e sim a liberdade que a pessoa deve ter para viver a sua sexualidade e o seu gênero da forma como desejar.

Sabemos que pessoas que não tem sua identidade de gênero ou sua orientação sexual dentre as mais comuns, sofrem uma série de preconceitos, violências e discriminações. O Brasil é o país que mais mata LGBT´S no mundo e contraditoriamente, em estudo realizado pelo site pornô RedTube, mostrou que os brasileiros são os que mais pesquisam sobre sexo envolvendo pessoas transgêneros. Contradições como essas, podem justificar as LGBTfobias.

Diante de toda essa exclusão histórica aos LGBT´S, em 28 de junho de 1969 ocorreu em Nova York o primeiro movimento de luta pelos direitos deste grupo, conhecida como a Revolta de Stonewall. A partir desse marco, convencionou-se essa data como o dia Internacional do Orgulho LGBT. Datas como essas e todos os movimentos em prol desse público fazem-se necessários pois embora tenhamos passado 50 anos desse dia, pouco se avançou. E atualmente os movimentos de resistência vão para além de lutar por novas conquistas e sim de resistir para não perder aquilo que já se conquistou.

Que possamos, independente da nossa identidade de gênero ou orientação sexual nos unir nesta luta que não é em prol de um grupo e sim em prol do humano. Que possamos respeitar o direito do outro de ser, de amar e de ser amado.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail